segunda-feira, 13 de abril de 2009

AVANÇANDO NO NOVO DE DEUS

Há pessoas que são saudosistas; querem sempre lembrar do passado e dele falam com romantismo e saudade. Se pudessem, voltariam e repetiriam tudo o que fizeram lá atrás. Outros, porém, detestam tudo quanto experimentaram; nem gostam de mencionar e até carregam mágoas e traumas pelo que lhes aconteceu. Duas atitudes totalmente equivocadas, que não contribuem para o Novo de Deus.
A vida é feita de passado, presente e futuro, quer gostemos ou não. Só o nosso Deus eterno não se limita a essas categorias de tempo ou de espaço, porque Ele olha do céu e vê tudo a um tempo só, exatamente porque Ele é Deus eterno, infinito, que tem conhecimento de todas as coisas, tem poder absoluto sobre toda a criação da qual Ele é o autor e mantenedor. E ainda está presente em todo lugar, ao mesmo tempo. O próprio Deus nos ensina por meio de Salomão: “o que é já foi; o que há de ser, também já foi, Deus fará renovar-se o que se passou” (Ec 3.15).
Esta é uma das mais belas e confortantes passagens da Bíblia. E o apóstolo Paulo entendeu perfeitamente a diferença abismal entre Deus e nós, quando afirmou: “Não julgo haver alcançado a perfeição; mas uma coisa faço (presente): esquecendo-me das coisas que para trás ficam (passado) e avançando para as que diante de mim estão (futuro), prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.12-14).
O povo de Israel não entendeu e nem creu assim. Na viagem do Egito para a terra prometida, queriam sempre voltar atrás, para as panelas gordas e a vida de escravidão. O Senhor estava propondo libertação e dignidade com a formação de um povo que seria di­rigido pelo governo do próprio Deus, por meio de homens íntegros, justos e sábios. O povo, porém, queria retornar à vida de escravos. Lá na saída do Egito, diante do Mar Vermelho, o povo tanto murmurou que Moisés buscou no Senhor uma direção segura, e o Senhor respon­deu: “Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex 14.15). E agora, bem mais adiante, o Senhor confirma seu propósito soberano na forma imperativa: “Nunca mais voltareis por este caminho” (Dt 17.16). Não volte atrás. Seja firme em Deus.
O NOVO DE DEUS PARA UMA NOVA GERAÇÃO. Vamos viver o que já experimentamos e prosseguir em buscar de novas experiência, sabendo que as oportunidades nem sempre se repetem. Creia que “Deus fará renovar-se o que se passou” (Ec 3.15b). Viva o Novo de Deus.

Pastor Eudes Duarte Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário